sábado, 29 de setembro de 2007

PAISAGEM


Mais um dia, mais uma semana nas viagens em que me envolvo com meu trabalho, com o ônibus e com a paisagem. Paisagem esta já bem conhecida. Mas hoje tenho uma vontade danada de ficar calado, de ficar introspectivo e vislumbrar somente a paisagem, como também da janela tirar fotos. Tenho uma sensibilidade ótica incrível por casas antigas, da mais simples a mais sofisticada. Cada uma que me aparece na beira da estrada ou longínqua, solitária num sopé de serra, à beira de um açude, escondida por frondosas árvores, chamam-me a atenção. Olho e me vêm à mente locais pitorescos, diferentes, simples e que me invadem numa forma de imaginar aquelas pessoas morando ali, sua rotina, seus dias. Muitas vezes vejo gente nas janelas, no sopé da porta, varrendo o terreiro, no oitão. Outras já velhas, sentadas em cadeiras preguiçosas, pitando, esbaforindo ao ar fumaças antigas. Veio-me à mente o poema de Vinícius de Moraes e Chico Buarque: “Gente Humilde”, onde diz:
Tem certos dias/ em que eu penso em minha gente/ e sinto assim/Todo o meu peito se apertar/Porque parece/Que acontece de repente/Feito um desejo de eu viver/Sem me notar/Igual a como/Quando eu passo no subúrbio/Eu muito bem/vindo de trem de algum lugar/e aí me dá/Como uma inveja dessa gente/Que vai em frente/Sem nem ter com quem contar/São casas simples/Com cadeiras na calçada/E na fachada/Escrito em cima que é um lar/Pela varanda/Flores tristes e baldias/Como a alegria/Que não tem onde encostar/E aí me dá uma tristeza/No meu peito/Feito um despeito/De eu não ter como lutar/E eu que não creio/Peço a Deus por minha gente/É gente humilde/Que vontade de chorar.
Como no poema, vejo essas casas humildes, essa gente simples, sentada na varanda, por sob uma latada de palha, esperando a morte, mas antes olhando o mundo da estrada, do movimento, das andorinhas e sentindo o vento nos cabelos.
Bem longe avisto outras casas sumidas e imagino seus habitantes na luta pela sobrevivência. Cá na cidade se tem o ditado de que se precisa matar um leão por dia, e no campo, que bicho se deve lutar para não ser devorado?
Vejo que mesmo assim com humildade e tudo, sorrisos, uma satisfação e “que vão em frente” sempre, comparo ao que disse Euclides da Cunha: “O nordestino acima de tudo é um forte”. Uma fortaleza de fazer inveja, mesmo que nos olhos se marejem lágrimas de dor, ele não desiste nunca.
Voltando ás casas, olho-as todas, e quantas de janelas abertas para o mundo e no avançar do ônibus, ainda enxergo no seu interior, imaginativamente, palpitar de corações. Lembro-me que vi uma criança simples, de pés descalços, uma boneca nos braços, um olhar no mundo à sua frente, e imaginei o futuro dela. Que futuro, para onde iria, os sonhos a realizarem. Vejo agora, também, uma escola no alto. Hora do intervalo, crianças jogando bola,e penso: quantas dessa gente vão dali sair um doutor, um político, um empresário ou mais um nordestino em São Paulo?
Volto os olhos para o interior do veículo e observo que poucas ou nenhuma pessoa têm olhos para essa paisagem. Cansadas?

5 comentários:

Ale disse...

Eta rapaz, hoje você foi fundo de mais, trouxe pra me, o que vivi até 14 anos, obrigada, pela oportunidade de participar dessa historia.

Iniciando essa escrita, me vejo nessa casinha velha, humilde, meio abandonada, mas com seus valores, com sua historia, dai talves sairam muitos semi-paulistas ou cariocas ou outros mais, o heroi nordestino não desiste mesmo. Eu por exemplo, nasci e morei até aos 14 anos de idade numa casinha nessas condições, hoje oculpada por outra familia, concedida por meus pais, onde nasceram 8 irmãos e nenhum habita mais este lar, todos tomaram rumo dali distantes, uns em Sáo Paulo, outros em Juazeiro do Norte outros proximo daquela casinha, bela por natureza,mais que por muito tempo foi um lar feliz, porém, composta por 10 pessoas. Por outro lado, essa coisa de nordeste, de lutador me lembra os homens da nossa hitoria, pois foi do Nordeste que saiu os maiores de todas as épocas, e compõem a nossa hitoria, advindo das mais diversas profissões, pois até mesmo do mundo da valentia, tivemos o grande Lampião e Maria Bonita, estão vivos nos quatro cantos do mundo, pela coragem demonstrada em suas lutas,pelas vitorias alcançadas em suas batalhas em alguns Estados, entre eles, Ceará, Paraiba e Pernambuco. Do mundo do Direito, tivemos o baiano Rui Barbosa, que foi considerado o melhor advogado do mundo. Da religião o Grande Pe. Cicero, e assim por diante, porém, não é do luxo que sai os melhores, mas, sabemos que aquele duma origem simples, tipica do nordeste, que vai a luta e consegue vencer, merece nosso respeito. Por conseguinte, objetos antigos, como casas, simples ou arrojada,móveis ou imóveis também me chama atenção, tanto é, que ñ resisto um movel antigo, e tenho um projeto de poder mobilar minha casa no estilho antigão,como forma de manter vivo, um passado que já foi presente, e que, carregarei porquanto essa historia eu viver. Tenho orgulho de minha origem, me apresento, como nordestina de coração, de alma limpa, pelo povo humilde e lutador.

justo disse...

Parabéns!!!!!!!!
Ñ posso deixar de tirar o chapeu, para aquele, que como você, documenta seu dia a dia. Sou também do Nordeste, e essa sena acaba por me chamar atenção. São quase meio dia, acabo de receber esta mensagem, fico acanhado, por medo de não agradar na escrita, mais ao mesmo tempo, fico entusiasmado por poder colocar no papel pelo menos o insentivo para quem diferente de mim, reage positivamente.
Parabens mesmo. Ao receber essa mensagem, me vejo obrigado a falar qq coisa, pois, quem me mandou, me traz tanta confiança, que seria um covarde se assim não agisse.

Unknown disse...

ANCHIETA.. QUE LINDO.. O PESSOAS SENSIVEIS COMO VC, CONSEGUE ENXERGAR TUDO ISSO. vc esta de parabesn!!!
ADOREI SEMPRE DOU UMA PASSADINHA POR AI, E TE ACHO UM OTIMO ECRITOR...

Unknown disse...

NÃO TE CONHEÇO, MAIS DE CARA GOSTEI DE TUDO QUE LI, CONTINUE ASSIM, OLHOS CAPAZES DE CAPTAR COISAS QUE SO UM ESCRITOR É CAPZ.. ABRAÇO

Unknown disse...

Meu amor essas suas crônicas tão cada vez mais lindas, saiba e tenha certeza que você é um otimo escritor.te amo te adoro e te desejo toda felicidade desse mundo beijos da sua esposa que te adi adimira muito.Dôra